Blog post

Criatividade em meio à restrição: não consegue pensar fora da caixa? Pense dentro dela!

5 de setembro de 2019Thaíne Belissa

Quantas vezes, nos últimos tempos, você ouviu a expressão: “pense fora da caixa”? A ordem para construir um caminho inovador parece ecoar na cabeça dos líderes que sonham com uma nova realidade para as suas organizações. Mas, e quando esse “pensamento grande” se encolhe diante dos desafios? E quando os recursos são insuficientes para romper os limites da caixa? Se sua organização chegou a esse ponto se prepare para experimentar uma das melhores formas de inovar: pensando dentro da caixa! 

Embora a criatividade seja sempre associada ao pensamento fora da caixa, a verdade é que ela é constantemente encontrada nos ambientes onde há mais restriçõesColoque uma criança em um quarto cheio de brinquedos e ela provavelmente vai interagir com alguns deles sem muita novidade. Mas, deixa-a em um espaço com recursos escassos, como um pouco de sucata, alguns gravetos, retalhos de tecido e você certamente terá aviões, castelos, florestas e um mundo inteiro sendo construído. 

É comum encontrar líderes rodeados de possibilidades, mas esperando pelos “brinquedos” sofisticadosO que eles não entenderam é que nem sempre as opções ilimitadas fora da caixa vão trazer a inovação que precisam. A escuridão e o aperto da caixa podem ser alavancas incríveis para soluções inimagináveis! Lembre-se: Deuspode guiá-lo por meio daquilo que Ele provê, mas também por meio do que Ele retém.Parta do princípio que você tem tudo o que precisa para fazer as coisas acontecerem agora. 

De repente, o segredo está em tirar o foco daquilo que você não pode fazer e trazer à memória qual é sua missão e porque ela é importante. Se for preciso escreva isso na tela inicial do seu celular, no espelho do banheiro, no painel do seu carro. Afinal, se você se comprometer com o QUE e for consumido pelo seu PORQUÊ, você descobrirá o COMO. 

Gostou do tema desse artigo? Ele foi inspirado da palestra do cofundador e pastor sênior da Life Churchubro, Craig Groeschel, no Global Leadership Summit, que aconteceu em agosto, em Chicago. Se você quer ouvir essa e outras palestras transformadoras sobre liderança e influência, se inscreva na edição nacional do Summit, que acontece em outubro.

Deixe o seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Post anterior Próximo post