//
//
5 princípios para se tornar um líder geracional

5 princípios para se tornar um líder geracional

Blog-10.07 (2)

Crescendo em uma casa multigeracional no sul da Índia, vi meus pais e avós planejarem e agirem tendo a continuidade geracional em mente. Eles trabalharam e pouparam para as gerações futuras. Eles intencionalmente transmitiram valores familiares e sua fé à próxima geração. Eles planejaram ativamente que as gerações subsequentes assumissem papéis de liderança. Na verdade, eu não fazia ideia de que havia outra maneira de pensar e agir, a não ser geracionalmente. Agora eu sei que não é assim que a maioria do mundo opera.

Como líderes, sabemos a importância do planejamento estratégico a longo prazo. Mas, com a pressão para produzir resultados imediatos, é fácil permanecer no conforto de um plano de três anos e dos principais indicadores de desempenho (KPIs) anuais.

Somente líderes de grande coragem e visão considerarão intencionalmente os próximos 100 anos e além.

Aqui estão 5 princípios que ajudarão você a se tornar um líder geracional eficaz:

1.Pergunte a si mesmo: “Quantas gerações serão capazes de desenvolver minha visão e meu fundamento atual?”

A casa da minha família no sul da Índia foi construída por meu avô e foi usada por quatro gerações. A casa original onde o vovô cresceu está em nossa família desde o início dos anos 1600. Nos dois lares, cada geração adicionou e mudou coisas, mas isso sempre foi feito sobre a base original.

Construir para o futuro requer um foco nas necessidades e princípios panorâmicos e não no processo detalhado. O “como” mudará de uma geração à seguinte, mas um líder geracional construirá uma base sobre um “porquê” claro e forte, com valores que podem ser sustentados.

2. Tome decisões intencionais, sabendo que você pode não colher os benefícios delas!

Como Warren Buffet resumiu, “Alguém pode se sentar à sombra hoje porque alguém plantou uma árvore há muito tempo.” Líderes geracionais escolhem agir no presente para obter uma vitória que talvez nunca vejam. Devemos pensar e agir além do mundo das selfies e dos ganhos imediatos e nos forçar a pensar nos ganhos e benefícios para várias gerações a partir de agora.


3. Invista proativamente na próxima geração. Meu filho e eu sempre fazemos queda de braço, geralmente na forma de diversão competitiva. Foi uma ótima oportunidade para compartilhar momentos divertidos e treiná-lo com justiça, força e oportunidade. Percebi alguns anos atrás, quando a diversão se tornou mais séria, que meus dias de vitória estavam contados. Esta é a realidade da vida: alguém mais forte e inteligente surgirá mais cedo ou mais tarde. Compreendendo nossa própria mortalidade e limites, os líderes geracionais investirão de maneira proativa visão e valores em outras pessoas e, posteriormente, seu impacto continuará muito tempo depois que eles se forem.

4. Lidere a próxima geração mais como pai do que chefe.

Para ser um líder geracional eficaz, você precisa pensar como pai ou mãe.

O foco de um bom pai não é onde a criança está agora, mas em quem você acredita que poderia se tornar: ver o potencial antes que eles mesmos possa ver, chamar, encorajar, nutrir e dar oportunidades para que eles experimentem, falhem e prosperem. Da mesma forma, um líder geracional eficaz liderará o presente, pensando no futuro.

 5. Seja intencional sobre o seu legado.

Goste ou não, você não estará aqui para sempre. Quando você se for, como as futuras gerações se lembrarão de você?

Seu legado começa com sua liderança agora. O sucesso resultará do que você faz, mas o seu legado será o sucesso composto por aqueles que você influencia e nos quais investe. Como meu amigo, o falecido Bob Buford, disse repetidamente: “Meu fruto está em outras árvores”. Como Bob, líderes geracionais verdadeiros trabalham por frutos que crescerão em outras árvores, em outros pomares, que ainda nem foram plantados.

A Bíblia está cheia de exemplos do impacto de cada geração na próxima. Nosso Deus é um Deus de gerações – o Deus de Abraão, Isaque e Jacó. Embora possamos perdê-lo de vista em muitas partes do mundo, a liderança geracional não é um conceito novo.

A liderança geracional não é uma discussão popular dentro dos círculos de liderança.

Requer coragem altruísta para conhecer nossa própria mortalidade, investir nos outros, sonhar além da realidade atual e trabalhar por uma colheita que poderemos jamais ver.

Mas, se você estiver disposto a ser altruísta e corajoso, como líder de gerações, poderá deixar um legado que vai além dos seus sonhos ou fantasias mais loucas!

Perguntas para reflexão:

Que mudanças são necessárias em sua organização ou liderança para se tornar verdadeiramente geracional?

Liste os nomes daqueles nas próximas duas gerações em que você investe intencionalmente?

O que está impedindo você de investir pelo menos 10% do seu tempo na próxima geração?

Se nada mudar, qual será o seu legado daqui a 100 anos?

Sobre o autor

Jossy Chacko – Fundador e Presidente da Empart

Fundador e Presidente da Empart, um ministério global que existe para estimular a transformação comunitária integral, entre as comunidades carentes da Ásia. O objetivo da Empart é ver 100.000 comunidades transformadas até 2030 e está bem no alvo, com 31.000 comunidades já atingidas. Liderando uma equipe de 9.000 e escritórios em 9 países, Jossy viaja pelo mundo inspirando e desafiando líderes a capturar uma visão maior, do tamanho planejado por Deus, e fazer algo muito mais significativo. Jossy é casado com Jenni e vive em Melbourne, na Austrália, com seus 4 filhos e 2 cães.

Ler mais
×