//
//
TOP 10 perguntas sobre “Geração Z” respondidas

TOP 10 perguntas sobre “Geração Z” respondidas

Blog-10.07-1

Este artigo é parte de uma série do Summit 2019 com foco em competências, onde apresentamos conteúdos atuais, executáveis e inspiradores de liderança, gerados pelos palestrantes do Summit deste ano.  

Estamos animados em apresentar Jason Dorsey ao público do Summit! Jason está na vanguarda das pesquisas sobre gerações. Conhecido por seus insights inovadores sobre como as gerações interagem no local de trabalho, sua equipe tem focado sua pesquisa na Geração Z, a geração que está chegando à idade adulta.

A Geração Z é enorme e diversificada. É o grupo de mais rápido crescimento entre funcionários, clientes e eleitores.

A Geração Z pensa e age muito diferentemente de seus antecessores Millennials. Na verdade, a Geração Z afirma que “eles não querem acabar como Millennials”.

A Geração Z já é o grupo mais influente dentre os formadores de tendência em tecnologia. Eles oferecem um vislumbre preciso sobre o futuro de: comunicação, finanças, compras, aprendizado, votação, trabalho, investimentos e muito mais. O surgimento da Geração Z é um desafio para gestores, empregadores, vendedores, comerciantes, empresas e até mesmo para seus próprios pais (que são da geração X e Millennials).

Leia abaixo para saber mais sobre esta geração promissora.

1) Qual é o nome correto para esta geração? Geração Z? Geração I? ou Geração IG?

Há muito debate sobre como chamar a geração nascida após os Millennials. No Centro de Pesquisa Geracional, eu e minha equipe de pesquisa de doutorado nos referimos a esta nova geração como Geração Z — ou “Gen Z” para abreviar. No entanto, sabemos que esse pode não ser o nome definitivo. Eventualmente pode surgir outro nome que melhor represente esta geração, baseado em suas características únicas, ou em um evento global compartilhado ou outra tendência transformadora que eles façam surgir. Quando você olha para outros nomes de gerações, como Millennials, Gen X e Baby Boomers percebe que cada nome surgiu quando a respectiva geração já era, em média, mais antiga do que Gen Z é atualmente.

É importante notar que, em nossa pesquisa em todo o mundo, diferentes regiões geográficas já usam nomes diferentes para se referir à Gen Z. Além dos nomes regionais, algumas pessoas também se referem a Geração Z como “Teens”, “Tweens” ou “adolescentes”. Isso não é preciso. Esses termos não se referem à geração como um todo, mas sim a um estágio de vida específico e uma faixa etária específica. Os membros de Gen Z podem ser pré-adolescentes, intermediários e adolescentes, mas podem ser igualmente classificados como crianças (na extremidade mais jovem) ou adultos (em fase universitária, na extremidade mais velha da escala da geração).

2) Quais são os anos de nascimento corretos para identificar a Gen Z?

Assim como é difícil concordar com um nome, os anos de nascimento da Gen Z são altamente contestáveis. No Centro de Pesquisas, lideramos pesquisas de geração cruzada em todo o mundo, que compara a Gen Z com outras gerações, incluindo Millennials, Gen X e Baby Boomers. Isso nos permite ver onde as diferenças geracionais emergem, em todos os aspectos, desde a comunicação e o emprego até a votação, influenciadores e compras, bem como nos permite determinar anos de nascimento precisos.

Os anos de nascimento que usamos para Gen Z na América do Norte vão de, aproximadamente, 1996 a 2015. Uma das descobertas mais importantes do nosso Centro de Pesquisas foi reconhecer que a geração de Millenials nos EUA terminou em 1995 e não em 2000, como muitas empresas originalmente afirmaram. Baseamos esta descoberta geracional (Millennials até 1995 e Gen Z a partir de 1996) no evento mais importante da geração Millennial norte-americana: o 11 de setembro de 2001. Para aqueles nascidos entre 1996 e 2000, lembrar do 11 de Setembro e ter uma conexão emocional forte e transformadora, com o evento que mudou a visão de mundo dos Millenials, não é provável.

Em outras palavras, para a Gen Z os eventos de 11 de Setembro sempre foram história, algo que eles aprenderam na escola ou assistiram no YouTube. A maioria das outras empresas de pesquisa demográfica mudaram seu ano de nascimento inicial para que a Gen Z coincida com este nosso achado.

No entanto, onde os anos de nascimento de Gen Z terminam, é outro debate. A razão pela qual a data de término é incerta é que os membros mais jovens da Gen Z são muito novos para serem analisados em um estudo quantitativo a nível nacional ou internacional – ainda estão abaixo dos 10 anos de idade. Nós não saberemos exatamente onde a Gen Z termina até que eles envelheçam e vejamos as diferenças entre eles e sua geração posterior. Atualmente, estimamos que os anos de nascimento de Geração Z terminam em torno de 2015, mas não teremos certeza, por muito tempo.

Aqui está o ponto chave para lembrar: a Geração Z nasceu entre 1996 a aproximadamente 2015, mas o último ano pode mudar à medida que a geração emerge e mais estudos são conduzidos para dados precisos.

3) Quem são os pais de Geração Z?

Os pais de Gen Z são principalmente da geração X e os Millennials mais velhos – ambos criando seus filhos de forma muito diferente de como os Baby Boomers criaram os deles. A criação dos pais é o maior condutor de crenças futuras, comportamentos e visões de mundo, e que influencia tudo, desde atitudes sobre o trabalho e educação à dívidas e poupança.

No Centro de Pesquisas, estudamos frequentemente a relação entre a Geração Z e seus pais — tanto Millennials quanto Gen X — para entender como eles estão sendo criados e como seus pais estão moldando sua entrada na idade adulta. Nossos estudos nacionais sobre este tema são realmente empolgantes!

4) Há algo chocante que você e sua equipe de pesquisa descobriram?

Nós estimamos que alguns membros de Gen Z podem ultrapassar os Millennials no mercado de trabalho. Isso mesmo. A Geração Z tem uma visão diferente do trabalho, de risco e de expectativas de emprego que serão um grande negócio para si, para os Millennials e especialmente para os empregadores.

5) Quais aspectos dos negócios a Geração Z já está impactando? Marketing? Contratações?

A Geração Z já está subvertendo indústrias estabelecidas, desde o varejo, sistema bancário e mídia até restaurantes e transportes. Como verdadeiros nativos digitais, a Gen Z sempre teve acesso a modelos de negócios transformadores, como a Uber, ou serviços sob demanda, como Netflix, GrubHub e Venmo, que tem criado uma nova perspectiva do que é “normal” dentro de sua geração. Além disso, a Geração Z está encontrando e compartilhando marcas diferentemente de outras gerações, o que acabará por impactar indústrias inteiras.

No mercado de trabalho, a Gen Z já está influenciando a contratação de funcionários, seu treinamento, comunicação e colaboração, bem como as perspectivas sobre diversidade e inclusão.

6) A Geração Z é realmente diferente dos Millennials?

Sim! Nossa pesquisa revela que a Gen Z está provando ser muito diferente dos Millennials em muitas áreas-chave. Nossas pesquisas nacionais e internacionais mostram que elas são diferentes na forma como abordam poupança, gastos, dívidas, compras, comunicação, socialização, investimento, tecnologia, privacidade e o ambiente de trabalho.

É importante que os líderes veteranos não vejam a Geração Z como uma continuação ou um exemplo mais extremo de Millennials, como “Millennials 2,0,” porque com certeza não são. A Geração Z é uma geração totalmente nova, trazendo um conjunto totalmente novo de expectativas, demandas e oportunidades admiráveis.

Acreditamos que as diferenças entre a Geração Z e a Millennials estão criando uma oportunidade irrefutável que as marcas e os empregadores podem aproveitar para ganhar essa nova geração — contanto que suas estratégias e ações sejam baseadas em dados precisos. O problema é que muito do que é dito sobre a Geração Z é arrancado de manchetes sensacionalistas, não fundamentadas em dados.

7) A Geração Z já é a nova mão-de-obra?

A Gen Z já é mão-de-obra em inúmeras indústrias ao redor do mundo. Algumas indústrias estão atraindo mais trabalhadores de Geração Z, devido à sua idade, educação formal, mas cada setor verá um aumento no quadro de funcionários da Geração Z nos próximos três anos, já que os membros mais antigos desta geração já têm quase 22 anos.

Nós conduzimos inúmeros estudos sobre a Geração Z na força de trabalho, inclusive comparando-os com Millennials, Gen X e Baby Boomers em cada etapa do ciclo de vida dos funcionários e durante as interações chave do mercado de trabalho. É emocionante descobrir o que funciona melhor para atrair, reter e desenvolver a Geração Z como funcionários e líderes dentro de um mercado de trabalho multigeracional.

8) Como os consumidores da Geração Z tem afetado as marcas?

A Gen Z está exercendo uma pressão gigantesca sobre as marcas, desde aquelas com legado até startups. Essa geração se envolve com o marketing, diferente de qualquer outra geração. Isso inclui as mensagens, bem como os canais e plataformas que as marcas usam para entregá-las.

A Geração Z também é a que chega à idade adulta com mais opções de mercado do que qualquer outra geração na história, incluindo os Millennials. Por isso, eles têm uma expectativa enrizada de que tudo o que visualizam on-line ou compram deverá ser personalizado e entregue a eles imediatamente.

Além disso, eles exigem maior transparência sobre o local de trabalho de uma empresa, compromisso social, impacto ambiental e cadeia de suprimentos – e querem isso na forma de vídeos, imagens, stories, texto e música, porque é com isso que mais se identificam.

A Geração Z também quer o seu dinheiro mais valorizado. Eu falo sobre isso em todas as minhas apresentações de consumidor da Gen Z. porque essa mentalidade baseada em valorização aparece repetidamente em nossos estudos.

Além disso, a Geração Z é fortemente persuadida por influenciadores on-line que podem não ter uma formação convencional sobre um determinado tópico, mas que acumulam um grande seguimento social e impulsionam um engajamento profundo. Basicamente, a Gen Z foi condicionada a esperar extrema personalização, entregas imediatas e serviços sob demanda. Esta geração é conhecida por ignorar shoppings tradicionais, contar com Venmo para transferir dinheiro e recorrer ao YouTube para descobrir uma música.

A Geração Z está desafiando todos os aspectos de uma marca, desde sua mensagem principal até o visual, canais, opções de pagamento e ofertas de fidelidade. É um momento muito empolgante para o nosso Centro de Pesquisas, porque temos de investigar como a Gen Z compra e influencia tantas indústrias imensas como os setores bancário, de viagens, automotivo, de serviços financeiros, alimentos e muitos mais.

9) Qual tipo de pesquisa da Geração Z você desenvolve?

Conduzimos todos os tipos de pesquisa quantitativa, qualitativa e estudos de design comportamental, incluindo acompanhamento para observar como eles tomam suas decisões de compra. Realizamos estudo de campo para explorar como e por que eles usam seus telefones para tarefas-chave, além de discussões um a um e conversas em pequenos grupos todos os meses para discutir seu estilo de vida e o que o molda.

Conduzimos estudos sobre a Geração Z e saúde mental, o futuro da Web, o emprego e o que pensam sobre outras gerações. Num dado momento conduzimos cerca de 10 a 15 estudos que incluem a Gen Z. E trabalhamos com aproximadamente 180 clientes por ano, seja atuando como orador, ou junto ao marketing e consultoria de marca.

10) Por que é tão importante que os líderes tenham agora os dados da Geração Z?

Quando surge uma nova geração, é extremamente importante separar fato de ficção para que os líderes tenham dados precisos ao tomar decisões estratégicas. Isto é particularmente importante com a Geração Z. Esta nova geração está emergindo rapidamente e impactando tudo.

Os líderes de hoje devem entender a diferença entre o que é verdade e o que é simplesmente um título atraente ou meme. No centro de pesquisa geracional, estamos em uma missão para separar o mito da verdade através de pesquisas estatisticamente válidas para que os líderes possam reunir todas as gerações e liberar o tremendo potencial de Geração Z.

Conteúdo Summit

Ler mais
×