//
//
Uma habilidade pessoal muito importante

Uma habilidade pessoal muito importante

uma-habilidade-pessoal-muito-importante

Sempre me lembrarei de suas palavras: “Sei que toda semana tenho ‘9 balas para disparar‘. Então, na semana anterior, eu coloco todas elas alinhadas.” 

Parece Samuel Jackson em um filme de ação, ou alguém pior, certo? Felizmente, muito pelo contrário. Essas palavras me foram ditas por um líder extremamente bem-sucedido no setor financeiro. Por vários anos, sua pequena divisão ultrapassou com grandes margens o resto do país, e sua empresa em Wall St. me pediu para descobrir o “tempero mágico” de sua liderança. 

Quem precisa de que?

Sentamos para a nossa reunião e iniciei com uma pergunta simples. “Então, me diga como você faz isso? De onde vêm esses resultados?” E a resposta foi o que você leu no primeiro parágrafo. 

“E isso significa o quê?” eu perguntei. 

 “Bem, como líder, tenho que me manter engajado, motivado, focado e satisfeito. Toda a quinta-feira, olho para a equipe e me pergunto: “quem precisa do quê? Quem precisa de um pouco de orientação? Quem precisa de um pouco de injeção de ânimo? Quem precisa de uma pequena correção? Etc. Aí então eu alinho minhas ‘balas’. 

Balas?

“Balas?” Eu perguntei novamente. 

“Tenho nove balas para disparar a cada semana: 3 cafés da manhã, 5 almoços e 1 jantar. Então, descubro quem precisa do que naquele momento específico, e as alinho na semana anterior. A partir disso, eu me encontro com eles 1 a 1 naquele ambiente casual e lhes dou o que precisam. É a chave do que eu faço.” 

No decorrer dos meses que se seguiram, ele compartilhou várias outras práticas utilizadas para produzir sua receita recorde, mas esta realmente me impressionou. Ele estava se estruturando e se adaptando, ao mesmo tempo em que se certificava de que os membros de sua equipe-chave estavam recebendo dele o que precisavam.  

Conhecer bem a dosagem

Além da reunião matinal em pé e outros pontos de injeção de liderança, essas “balas” foram fundamentais. E também o que eu chamo de líderes como uma habilidade CHAVE de liderança de pessoas: Dosagem. 

Ouço líderes falarem o tempo todo sobre a necessidade de desenvolver, treinar, orientar seu pessoal e fazer muitas atividades com esse fim.  

O tempo certo de cada dose

Mas um fator que muitas vezes falta em seu pensamento é o cronograma da “dosagem” ideal necessária e também a importância de se estruturar isso. A razão para isto é que o insumo tem uma “meia-vida”.  

Em outras palavras, é como um remédio. Se você tomar a dose seguinte muito cedo, a dose anterior não terá tempo suficiente para ser metabolizada, e você poderá sobrecarregar o sistema. Você terá uma “overdose” medicamentosa.  

E o contrário, como acontece com mais frequência, também é ruim. Se você demorar demais para tomar a dose seguinte, a dose anterior perderá totalmente o efeito e você estará praticamente recomeçando o tratamento. Em suma, nada é aprendido ou alterado. Precisamos de repetição para desenvolver novos padrões. 

Doses diferentes para cada um

Portanto, uma das razões do sucesso em liderar seu pessoal para alcançar um alto desempenho, é que ele esta constantemente descobrindo a “dosagem” inicial que cada um precisa. Algumas doses ele planeja em um cronograma, e outras, ele identifica observando os resultados e o desempenho onde “é necessário uma dose um pouco maior”. Então ele usa suas “balas” para garantir que isso aconteça. 

Na minha experiência, dependendo do momento e do que está acontecendo, o estágio de desenvolvimento em que uma pessoa está, a quantidade inicial necessária de cada “dose”, a quantidade de tempo e o tipo de experiências que precisam ocorrer entre as doses para se certificar de que eles tiveram tempo de “usar” o que você deu a eles da última vez, são todos fatores a considerar. Eles são diferentes para pessoas diferentes e situações diferentes. O importante é que você esteja monitorando e descobrindo essa importante habilidade pessoal. 

Faço a mesma coisa em minha consultoria. Preciso ter certeza de que meus clientes estão recebendo, de acordo com suas características, as informações dentro de um cronograma. Alguns podem ser mensais, outros trimestrais. Outros exigem um telefonema de check-in aqui e ali no meio. As razões variam dependendo de quem eles são, como eles metabolizam a dose, em que momento estão, com o que estão lidando e também se tiveram tempo e oportunidade de usar e aprender com o que discutimos da última vez. 

Cronograma de dosagem

Mas, assim como um remédio, envolver e liderar seu pessoal precisa de um cronograma de dosagem adequado. Você toma um certo antibiótico 3x ao dia. Por quê? Porque a dose matinal foi usada e metabolizada adequadamente E seu efeito está desaparecendo ao meio-dia. Para manter a cura, ou o efeito ativo, você DEVE tomar outra dose antes que a anterior passe,  garantindo que o efeito do remédio continuará agindo. Caso contrário, você estará começando o tratamento novamente. 

Pense em seu pessoal e em sua contribuição para eles. Descubra o cronograma de dosagem e implemente-a. Às vezes será necessário adaptá-la, às vezes você ouvirá os médicos dizerem: “tome conforme necessário”. Então, descubra quais são suas “balas” e, em seguida, use-as com as pessoas certas na hora certa. Funciona!


Texto de Henry Cloud, Psicólogo e Especialista em Liderança. Palestrante do Global Leadership Summit 

Tradução e adaptação: Paulo Ribeiro 

Fonte: GLN https://globalleadership.org/ 

Conteúdo Summit

Ler mais
×