Fuja dos atalhos: discipular e capacitar líderes é o único caminho para uma igreja saudável

fuja-dos-atalhos

Não é preciso ser um grande sábio para concluir que, se você é um pastor ou um líder de uma igreja, sonha com uma comunidade que se envolve e trabalha, que cresce em quantidade e qualidade e que gera resultados de transformação de vidas. 

Líderes inspirados por Deus e comprometidos com seus ministérios têm esses sonhos ardendo no coração, o que é realmente muito bom. A questão é que muitos desses líderes escolhem atalhos para chegar a esses objetivos, baseando a estratégia do ministério em muitas atividades, projetos, campanhas e eventos. 

Não há nada de errado com as atividades. Mas, é preciso entender que elas são ferramentas e não o caminho para alcançar os sonhos em sua comunidade. Só há uma estrada para quem quer garantir o futuro de sua igreja e, ao mesmo tempo, assegurar um bom trabalho no presente: a capacitação de liderança.   

Por que treinar líderes?

Construir uma equipe de liderança forte e comprometida é essencial para garantir que a visão da igreja seja multiplicada na comunidade. Embora o pastor seja o líder principal, ele não consegue motivar a igreja inteira sozinho, por mais sermões e visitas que ele faça.  

Uma igreja precisa de diferentes perfis de líderes para garantir o entendimento e o cuidado com as distintas áreas de trabalho desenvolvidas junto à comunidade. E, sem um projeto sistematizado de treinamento, a igreja pode chegar ao cenário de esgotamento de líderes e, em pouco tempo, de colapso dos ministérios. 

Além disso, o processo de discipulado e capacitação de pessoas para contribuírem com seus talentos e recursos na igreja é a única forma de produzir discípulos comprometidos. De outra forma, os membros de sua comunidade se sentirão como clientes, que vão à igreja para receber o que os interessa, sem participar ativamente da visão. 

Quais os primeiros passos?

Primeiro você precisa entender que treinamento de líderes é um processo contínuo. Não adianta levar uma palestra para a igreja ou fazer um acampamento de liderança e achar que o seu problema está resolvido. Líderes precisam ser treinados a partir de um processo de discipulado e encontros de capacitação. E isso nunca acaba! 

Um bom programa de capacitação segue os princípios do que Jesus fez. Lembre-se: ele não fez um “intensivo” com os discípulos em um fim de semana. Ele andou com eles, comeu com eles e ensinou na prática. Em resumo, o treinamento de líderes de Jesus segue três passos básicos: 

– Despertar e envisionar pessoas a serem líderes servos 

– Capacitar e discipular de forma vivencial: no dia a dia 

– Delegar a multiplicação para que a igreja continue 

É um desafio gigante, certo? Sim, mas também é o único caminho. Portanto, não se iluda com os atalhos e foque em seus líderes! 

Como implementar um programa de capacitação?

Envisionar desenvolveu três soluções de treinamento de liderança, que podem ajudar sua igreja dar esses primeiros passos na construção de uma equipe forte e comprometida. Entenda cada um deles: 

Guia de Capacitação de Líderes

Nós entregamos as ferramentas para que você treine seus líderes. O Guia oferece trilhas de capacitação com mais de 20 cursos fundamentados em livros sobre liderança, vida e discipulado. 

Capacitação Intensiva de Líderes

Essa proposta inclui treinamento presencial dos líderes, por meio de uma imersão de 2 a 3 dias. A ideia é despertá-los e prepará-los para que permaneçam na condução do processo de capacitação. A igreja escolhe a trilha em que deseja se capacitar, entre diversos temas nas áreas de Vida; Liderança; Igreja e Discipulado; e Ministério com Crianças. 

Programa de Capacitação de Líderes

Esse é o programa mais completo da Envisionar e é destinado às igrejas que desejam um acompanhamento mais próximo do seu desenvolvimento. Seu objetivo é capacitar líderes para que eles se tornem multiplicadores. O Programa é desenvolvido em módulos semestrais, sendo que em cada módulo são oferecidos dois cursos presenciais.

Se você quiser entender mais sobre as soluções da Envisionar e consultar exemplos de trilhas de capacitação, entre em contato conosco. 

Posts Relacionados

Comentários (1)

Pois é… é mais simples do que pensamos… Capacitar sempre é a base, mas infelizmente, em meio a crise, essa é a primeira estratégia cortada por causa dos custos, mas deveria ser a prioridade…

Deixeum comentário