//
//
Fuja dos atalhos: discipular e capacitar líderes é o único caminho para uma igreja saudável

Fuja dos atalhos: discipular e capacitar líderes é o único caminho para uma igreja saudável

fuja-dos-atalhos

Não é preciso ser um grande sábio para concluir que, se você é um pastor ou um líder de uma igreja, sonha com uma comunidade que se envolve e trabalha, que cresce em quantidade e qualidade e que gera resultados de transformação de vidas. 

Líderes inspirados por Deus e comprometidos com seus ministérios têm esses sonhos ardendo no coração, o que é realmente muito bom. A questão é que muitos desses líderes escolhem atalhos para chegar a esses objetivos, baseando a estratégia do ministério em muitas atividades, projetos, campanhas e eventos. 

Não há nada de errado com as atividades. Mas, é preciso entender que elas são ferramentas e não o caminho para alcançar os sonhos em sua comunidade. Só há uma estrada para quem quer garantir o futuro de sua igreja e, ao mesmo tempo, assegurar um bom trabalho no presente: a capacitação de liderança.   

Por que treinar líderes?

Construir uma equipe de liderança forte e comprometida é essencial para garantir que a visão da igreja seja multiplicada na comunidade. Embora o pastor seja o líder principal, ele não consegue motivar a igreja inteira sozinho, por mais sermões e visitas que ele faça.  

Uma igreja precisa de diferentes perfis de líderes para garantir o entendimento e o cuidado com as distintas áreas de trabalho desenvolvidas junto à comunidade. E, sem um projeto sistematizado de treinamento, a igreja pode chegar ao cenário de esgotamento de líderes e, em pouco tempo, de colapso dos ministérios. 

Além disso, o processo de discipulado e capacitação de pessoas para contribuírem com seus talentos e recursos na igreja é a única forma de produzir discípulos comprometidos. De outra forma, os membros de sua comunidade se sentirão como clientes, que vão à igreja para receber o que os interessa, sem participar ativamente da visão. 

Quais os primeiros passos?

Primeiro você precisa entender que treinamento de líderes é um processo contínuo. Não adianta levar uma palestra para a igreja ou fazer um acampamento de liderança e achar que o seu problema está resolvido. Líderes precisam ser treinados a partir de um processo de discipulado e encontros de capacitação. E isso nunca acaba! 

Um bom programa de capacitação segue os princípios do que Jesus fez. Lembre-se: ele não fez um “intensivo” com os discípulos em um fim de semana. Ele andou com eles, comeu com eles e ensinou na prática. Em resumo, o treinamento de líderes de Jesus segue três passos básicos: 

– Despertar e envisionar pessoas a serem líderes servos 

– Capacitar e discipular de forma vivencial: no dia a dia 

– Delegar a multiplicação para que a igreja continue 

É um desafio gigante, certo? Sim, mas também é o único caminho. Portanto, não se iluda com os atalhos e foque em seus líderes

Como implementar um programa de capacitação?

Envisionar desenvolveu três soluções de treinamento de liderança, que podem ajudar sua igreja a dar esses primeiros passos na construção de uma equipe forte e comprometida. Entenda cada um deles: 

Guia de capacitação de líderes

Nós entregamos as ferramentas para que você treine seus líderes. O Guia oferece trilhas de capacitação com mais de 20 cursos fundamentados em livros sobre liderança, vida e discipulado. 

Capacitação intensiva de líderes

Essa proposta inclui treinamento presencial dos líderes, por meio de uma imersão de 2 a 3 dias. A ideia é despertá-los e prepará-los para que permaneçam na condução do processo de capacitação. A igreja escolhe a trilha em que deseja se capacitar, entre diversos temas nas áreas de Vida; Liderança; Igreja e Discipulado; e Ministério com Crianças. 

Programa de capacitação de líderes

Esse é o programa mais completo da Envisionar e é destinado às igrejas que desejam um acompanhamento mais próximo do seu desenvolvimento. Seu objetivo é capacitar líderes para que eles se tornem multiplicadores. O Programa é desenvolvido em módulos semestrais, sendo que em cada módulo são oferecidos dois cursos presenciais.

Se você quiser entender mais sobre as soluções da Envisionar e consultar exemplos de trilhas de capacitação, entre em contato conosco

Josué Campanhã

Ler mais
×