//
//
10 razões para um novo planejamento da igreja

10 razões para um novo planejamento da igreja

10-razoes-para-um-novo-planejamento-da-igreja-imagem

A pandemia fez com todas as igrejas tivessem que jogar fora seu planejamento e trabalhar para a superação da crise nestes últimos meses. Ainda não nos livramos dessa conjuntura, mas agora a maioria das igrejas já tem condições de fazer um novo plano para o seu futuro.  Portanto, queremos apresentar 10 razões muito práticas para o novo planejamento da igreja pós-pandemia.

1 – A hora é agora

Da mesma forma que sabíamos que não adiantava planejar para longo prazo há alguns meses, agora é a hora de planejar o futuro. Não adianta esperar o início de 2022 para ver o que a igreja fará. Quem perder este momento já estará atrasado. Forme um grupo de líderes e comece a planejar o futuro da sua igreja. 

2 – Inclua a pandemia em seus planos

As igrejas crescem mais, quando não ficam esperando uma crise passar, mas quando incluem a crise no planejamento.
É interessante observar que em Atos 6 os apóstolos tinham um problema concreto. Eles estavam se concentrando na pregação da Palavra, mas as viúvas não estavam sendo atendidas. Eles tiveram que parar, pensar e decidir o que fazer. Decidiram então permanecer no “foco” da pregação e oração, mas não ignoraram o “problema” existente. Tomaram a “decisão” de escolher alguns homens para solucionar a questão que envolvia as viúvas para que eles pudessem continuar no “plano” original. Esta é uma típica questão de planejamento, envolvendo “foco”, “problema”, “decisão”, “plano”, “resultado”.  A questão espiritual aqui era orar para escolher as pessoas certas e ter a sabedoria do Espírito para tomar as decisões corretas.

3 – Planejar é uma parceria com o Espírito Santo

Em Atos a igreja teve que enfrentar perseguição, foi forjada para expandir o evangelho e enviar missionários. Nestas situações, nenhum planejamento estratégico poderia prever isto. Existem coisas que Deus delegou para nós desde a criação do mundo, que se não fizermos, perderemos a oportunidade de nos juntar a Deus naquilo para o qual ele nos capacitou. De outro lado, tem uma porção de coisas que o Espírito Santo fará na igreja e nenhum planejamento é capaz de prever e nenhuma regra de administração é capaz de explicar. Quando conseguirmos entender este equilíbrio entre planejamento e ação do Espírito Santo, teremos entendido o que é planejamento na igreja de Jesus.

4 – Não se conforme com os efeitos da pandemia na Igreja

Muitos pastores estão perdidos neste momento e deixando que as coisas simplesmente aconteçam na igreja. Sem planejamento a igreja pode atingir qualquer alvo ou não atingir nenhum alvo e estará satisfeita. A falta de planejamento atrai a mesmice e o conformismo e gera a estagnação. Uma pessoa ou uma organização podem viver 30 anos do mesmo jeito sem estar incomodados. Me parece que a ordem de Deus quando colocou o homem no mundo não era para estagnação, mas para crescimento. Também não era para conformismo, mas para administração. Para crescer, multiplicar e cuidar do mundo que Deus nos confiou é preciso planejar. Para alcançar as pessoas e administrar a Igreja que Jesus nos confiou é preciso planejar, do contrário seremos mordomos infiéis.

5 – Tudo mudou, mas não a missão da Igreja

A missão é o carro-chefe de um planejamento e é bom lembrar que a missão da igreja não mudou, apesar da pandemia. A missão é o lugar onde se deseja chegar e o que precisa ser feito nos próximos anos para se chegar lá. Sem isto, objetivos e planos de ação serão como blocos de gelo soltos flutuando no oceano de um lado para o outro e se derretendo. Uma igreja deve perguntar para Deus o que Ele deseja fazer por meio dela nos próximos anos no lugar onde ela está. 

6 – Sem visão o povo sofre

Ao mesmo tempo que a missão não mudou, pode ser que por causa da pandemia a visão de futuro da sua igreja tenha que ser repensada. As pessoas foram impactadas com a pandemia e a igreja precisa pensar em novas formas de alcançá-las, servi-las, discipulá-las e equipá-las para este novo tempo. Uma igreja sem visão de futuro fará com que seus membros e frequentadores sofram. 

7 – Alinhe a igreja em planos de ação

Com uma visão clara de futuro, as pessoas, a estrutura e os ministérios da sua igreja precisam ser alinhados para caminharem na mesma direção. Isto requer planos de ação alinhados para a missão. É como tirar férias. Você sonha em tirar férias com sua família. Depois disto definido, é preciso criar planos para tornar o sonho real. Quando irão, qual o meio de transporte, custo, local de hospedagem, passeios, etc. Feito isto você começa a poupar e programa a viagem para daqui um ano. Só assim um sonho ou visão se tornam reais. Na igreja não é diferente.

Pensando nisso, nossa equipe preparou um e-book com um roteiro prático para você começar a desenvolver o planejamento estratégico de sua igreja. Para acessar esse conteúdo, clique aqui ou no banner abaixo.

8 – Não pense apenas em manter o que sempre foi feito

Quando dizemos que todas as igrejas sofreram com a pandemia, isto é fato. Entretanto, muitas igrejas estão preocupadas em manter aquilo que sempre fizeram. Aproveite para contextualizar e criar um jeito diferente de fazer aquilo para o qual existem. Uma igreja precisa tomar aquilo que Jesus nos deixou como missão, e contextualizar para esta geração. A falta de reflexão na contextualização da missão leva à superficialidade. A superficialidade da missão leva à superficialidade dos planos. 

9 – Monte uma equipe para planejar

Os pastores têm um coração gigante, mas não conseguem planejar sozinhos. Por falta de planejamento, os sonhos vão morrendo e eles entram na mesmice. Monte uma equipe com pessoas de áreas diversificadas para ajudá-lo a colocar a visão no papel, criar um plano e depois ajudá-lo na execução. Pastores não precisam saber tudo em todas as áreas. Tenha coragem de reconhecer que não é bom em todas as áreas e chame gente melhor do que você nas áreas em que você não é bom para compor sua equipe e te ajudar a realizar uma visão.

10 – Planejamento não é calendários de atividades

Muita gente confunde planejamento com elaboração de calendário. O calendário é apenas um item do planejamento e na verdade um dos últimos, pois ele é consequência do lugar onde se deseja chegar. Elaborar um calendário anual e chamar isto de planejamento é um resultado ineficaz, pois a igreja continua girando em torno de ativismo. O resultado disto são igrejas e líderes cansados, famílias que não tem tempo para convivência pois a igreja consome todo o tempo e dinheiro delas. Outro resultado ineficaz é a igreja que se movimenta o ano inteiro e ao final não ganhou ninguém para Jesus ou teve um crescimento pífio que não justifica o investimento de tempo, dinheiro e potencial empregados. 

Para tornar tudo prático, primeiro sonhe e pergunte a Deus o que ele quer fazer por meio de você e da igreja que ele lhe confiou. Depois, coloque no papel. Encontre uma equipe que ajude a criar um plano, sistematizar e transformar as ideias em algo executável. Em seguida, reforce este time com gente disposta a executar cada uma das partes do planos. Treine, treine e treine gente. Delegue, delegue e delegue. Se o pastor e alguns líderes simplesmente obedecessem Efésios 4, a Igreja já seria bem diferente. Deus deu apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres, para capacitarem os santos, para que eles trabalhem e a igreja cresça. Se a igreja não cresce é porque talvez os santos não estão trabalhando. Se os santos não estão trabalhando é porque talvez não estão sendo capacitados. Se não estão sendo capacitados é porque os pastores e líderes não estão exercendo seu papel. Então, sonhem, planejem, treinem e deleguem. Sua igreja será bem melhor assim. 

Por que sua igreja deve ter um planejamento de longo prazo?

Josué Campanhã

Ler mais
×