//
//
Supere o medo da rejeição impulsionando a coragem

Supere o medo da rejeição impulsionando a coragem

Supere-o-medo-da-rejeição-impulsionando--a-coragem

Por Scott Cochrane

Líderes progridem ao avançar com novas idéias, novas iniciativas e em novas direções. 

Então, por que os líderes às vezes se retraem? O que faz com que os líderes parem, mesmo que eles possuam uma ideia inovadora? 

Muitas vezes, essa hesitação é rotulada como “medo do fracasso”. Porém, mais frequentemente, é um “medo da rejeição”. 

Em seu livro inovador, “Sem medo da rejeição”, e em sua palestra inspiradora no Global Leadership Summit de 2019, Jia Jiang apontou que o medo da rejeição é como uma doença, às vezes debilitante, que pode inibir até o líder mais bem sucedido. 

O medo da rejeição se apresenta em todas as formas e tamanhos: 

  • –Você desenvolveu uma ideia com potencial para agregar grande valor aos objetivos de sua equipe. Mas é uma nova maneira de pensar; eles aceitariam uma idéia tão diferente do que já tentaram? 
  •  Você deseja iniciar um novo projeto que exigiria novos recursos, mas que poderia resolver problemas importantes. Mas os recursos necessários seriam aprovados? 
  • –A equipe parece estar comprometida com um plano que você acredita que poderia ser melhorado. Você enxerga um caminho melhor a seguir. Mas alguém iria querer se desviar do plano atual? 

Não deixe o medo da rejeição te paralisar

Em cada cenário, a opção de não avançar é motivada pelo medo de rejeição. E isso estagnará sua liderança, todas as vezes. 

No início de minha carreira, enquanto trabalhava para uma empresa de mídia, um setor importante da organização se viu inesperadamente sem liderança. Quase sem anúncio prévio, o líder da divisão deixou a empresa e um vazio repentino. 

Ao sentar à minha mesa naquele dia, minha mente acelerou com idéias de como eu reconstruiria essa divisão se eu tivesse a chance de lidera-la. 

Mas outras vozes na minha cabeça me diziam para não colocar meu nome à disposição. “Você é muito jovem e inexperiente”, eu disse a mim mesmo. “Eles vão rir de você fora do escritório. Por que se colocar numa posição em que você pode ser envergonhado?” 

Mas outra voz também veio à mente. Foi uma voz das Escrituras que me lembrou: Porque Deus não nos deu um espírito de covardia, mas de poder, amor e equilíbrio. (2 Timóteo 1: 7)  

Alimentado por esse lembrete, humildemente – mas com confiança – entrei no escritório do meu chefe e pedí para ser considerado para o cargo vago. Uma hora depois, eu era o diretor dessa divisão. 

O medo faz parte

O medo da rejeição nunca me abandonou e, na sua liderança, provavelmente também nunca o deixará. Mas se você é uma pessoa de fé, a lembrança do espírito de coragem que você recebeu pode abafar esses medos. 

Portanto, na próxima vez em que você desenvolver uma nova idéia, uma nova iniciativa ou uma nova direção, não se surpreenda se o medo da rejeição surgir. E quando isso acontecer, escolha ouvir a voz que chama seu espírito de coragem. 

Conforme aprender a prestar atenção na voz da coragem, você descobrirá que ela logo poderá abafar todas as outras vozes. 


Scott Cochrane 

Vice Presidente Internacional da Global Leadership Network 

Scott Cochrane atua como vice-presidente internacional da Global Leadership Network. Líder perspicaz e genuíno, ele viaja pelo mundo orientando equipes internacionais. Antes de ingressar no GLN, ele era o pastor executivo da Trinity Baptist Church em Kelowna, Colúmbia Britânica e liderou a Global Leadership Network Canada. 

Conteúdo Summit

Ler mais
×