//
//
Planejamento estratégico para igrejas: o que é e por onde começar? 

Planejamento estratégico para igrejas: o que é e por onde começar? 

Culto de Santa Ceia Rústico Marrom Papel de Parede (1)

Planejamento estratégico é um recurso indispensável para a igreja que quer organizar seus recursos em prol do alcance de sua visão. Quer saber mais? Leia a seguir. 

O planejamento estratégico se tornou ferramenta essencial para as igrejas, principalmente em um cenário pós-pandêmico, onde muitos perceberam que o modelo que estavam acostumados a seguir não se adapta ao “novo normal”. 

Essa estratégia surgiu como forma de amenizar as consequências do modelo que se pauta numa mentalidade estrutural; e para colocar a igreja em um novo rumo em prol de sua missão e visão.  

Talvez você esteja se perguntando: “Mas o que é esse planejamento estratégico?”, “Como ele pode ajudar a minha igreja?” e “O que preciso fazer para colocá-lo em prática?”. 

Vamos começar a responder essas perguntas desmistificando algumas verdades sobre o que não é

O que NÃO é planejamento estratégico? 

Muita gente imagina que montar um calendário de atividades para a igreja é sinônimo de planejamento estratégico.  

Porém, a única estratégia que existe quando uma igreja monta um calendário com essa perspectiva é a de tentar manter os membros ocupados para não terem a oportunidade de refletir sobre a superficialidade da sua vida espiritual ou a falta de conteúdo e base bíblica dos sermões do pastor. 

O calendário é apenas o complemento, a consequência maior do que se espera atingir. Portanto, entenda isto ou não vá em frente: calendário não é planejamento estratégico!  

Então, o que É? 

Planejamento estratégico é um processo dinâmico, que implica em saber o que Deus quer fazer numa comunidade ou região pela revelação do Espírito Santo, e acrescenta a isso a tomada de decisões de um grupo de líderes para tornar a visão algo palpável, realizável e envolvente.  

Planejar é desafiador. Significa estar no topo de uma montanha, olhar para o topo da outra montanha e saber que é possível chegar lá. No entanto, para isso é preciso estratégia.  

Todo líder tem sua cota de sonhos que precisam se transformar em planos realizáveis para gerar ações corretas que mudem o dia a dia das igrejas e causem um impacto ao redor. Mas, muitas igrejas hoje não sabem para onde estão indo, e o planejamento estratégico pode ser o recurso que as ajudará a colocar em foco a visão e missão para a qual foram criadas.  

Por isso, gostaríamos de introduzir o que chamamos de 5 Rs do planejamento estratégico. São cinco palavras que se iniciam com a letra R, e representam as cinco etapas que utilizaremos para planejar, executar e avaliar.  

Os 5 Rs do planejamento estratégico 

  • Reavaliar – você precisa reavaliar duas coisas: “o quê” a igreja está fazendo, e segundo “com quem” está fazendo. 
  • Reinventar – abandonar as formas antigas e criar novas posturas, planos e alvos. 
  • Recriar – você tem de recriar os planos para a retomada de uma nova fase. Ou seja, manter o “porquê” e mudar o “como”. 
  • Realizar – fazer ajustes para o novo futuro, que implica em realizar o que se planejou. 
  • Resultado – o quinto passo é medir os resultados, pois eles são a comprovação de que os seus planos estavam corretos, ou a indicação de que precisa corrigir a rota. 

Para planejar e colocar esses cinco pontos em prática, é preciso uma equipe sonhadora e visionária, que ajude a levar a igreja para o próximo nível.  

Então, pastores e líderes precisam pensar na essência de suas igrejas. E, quando pensamos na “essência”, chegamos à conclusão de que tudo pode ser resumido em três “eixos” centrais, em torno dos quais tudo pode girar e atingir os objetivos pretendidos. 

3 eixos da igreja para planejar  

Esses três eixos são essenciais para um Planejamento Estratégico, pois funcionam como pilares de sustentação que movem toda a igreja para ser simples, transformar pessoas, influenciar a sociedade e garantir a sua longevidade. São esses:  

  1. O Discipulado, baseado em Mateus 28.19-20, mostra como uma igreja pode implantar um processo que gera transformação de vidas e muda a perspectiva da igreja para o seu futuro. 
  1. A Capacitação, baseada em Efésios 4.11-16, mostra como lideres cristãos deveriam imitar Jesus para alcançar os mesmos resultados que Ele alcancou, e influenciar na igreja e na sociedade. 
  1. A Formação das novas gerações, baseada em Deuteronômio 6.1-8, é o processo por meio do qual a igreja assegura um crescimento sustentavel, dando longevidade a ela, e cumprindo a missão de começar o discipulado com os filhos. 

Resumindo, um processo de discipulado na igreja, alinhado a um processo de formação espiritual das novas gerações e um processo continuo de capacitação são a base para qualquer modelo ou estilo de ministário. 

Se você e sua liderança estão caminhando com Deus, transformem a visão num plano para os próximos anos, comecem a discipular as pessoas, depois transformem esses discípulos em líderes e para completar formem a nova geração espiritualmente. 

O Planejamento estratégico da igreja para o futuro requer uma mudança de paradigma! Você e sua equipe estão dispostos a mudar de mentalidade e começar a escrever o primeiro capítulo dos próximos anos de sua história? Então venha aprender mais sobre esse tema! 

Nossa equipe da Envisionar criou um programa de Planejamento Estratégico online. Em nossa plataforma Cursos Envisionar você encontrará um processo completo de planejamento. São mais de 90 vídeos e 25 ferramentas para download para trabalhar de forma híbrida com uma equipe de líderes da sua igreja e construir o planejamento pós-pandemia. Lá você terá ferramentas para avaliar a igreja, e junto com a liderança tirarem suas conclusões. 

Isabela Bortoliero

Ler mais

Deixe um comentário

×