//
//
Estresse: mais organização não é a resposta

Estresse: mais organização não é a resposta

2estresse-mais-organizacao-nao-e-a-resposta

O estresse é algo com que todos nós temos que lidar. É uma daquelas coisas que não importa quem você seja ou em que negócio você está, você vai ter estresse.

E se você tem filhos, você sabe o que é sentir a pressão para cuidar deles, mas também tentar fazer sua carreira crescer e melhorar o que você está fazendo em seu negócio. Você está tentando ser uma ótima mãe ou um ótimo pai. Ou talvez você esteja tentando ser um ótimo irmão ou um ótimo voluntário.

E, assim, as pessoas de sucesso inevitavelmente vão lidar com o estresse. Existem maneiras saudáveis de reagir ao estresse e existem maneiras não tão saudáveis de reagir ao estresse.

A resposta de um líder ao estresse

O que eu quero falar é provavelmente a resposta número que os ralizadores tem contra o estresse.

Se você está lendo isso e é um líder, você é uma pessoa realizadora e influente. Então, há uma boa chance de você fazer isso, e eu sei, porque é isso que eu faço e aprendi que, apesar de não ser errado, também não é a melhor resposta ao estresse.

E então, aqui está o que acontece.

Algo aparece em nossa vida e isso cria estresse. Normalmente, é o resultado de algo que não está funcionando tão eficientemente quanto poderia. Ou é algo que costumava funcionar e agora está quebrado. Então, você pensa: “Mas por que isso não funciona? Por que isso não pode simplesmente funcionar? Por que não pode simplesmente funcionar da maneira que deveria funcionar? Tipo, por que a coisa, ou a pessoa, não pode simplesmente fazer o que deveria ser feito? “

E isso cria estresse. Então qual é a resposta?

Deixe-me dizer como a maioria das pessoas realizadores consegue, ou pelo menos deixe-me compartilhar com você como eu fiz isso!

Sua resposta ao estresse é organização

Muitas pessoas que são grandes realizadoras – ou superdotadas, ou empreendedoras, ou líderes ou qualquer que seja o termo que você deseja usar – reagem ao estresse tentando aplicar mais organização.

A maioria de nós sofre de estresse. Algo quebra, algo não está funcionando e nossa resposta é:

  • mais organização,
  • mais sistemas,
  • mais estrutura,
  • pensamento mais linear,
  • resolução de problemas com mentalidade em resultados, certo?

Nós pensamos: “Como faço para pegar esse problema e apenas remediá-lo? Como faço para corrigir isso? Eu só quero que isso seja resolvido! ”

E, novamente, não acho que seja a resposta errada. Não acho necessariamente que seja uma resposta ruim. Mas aqui está o que eu sei: essa resposta muitas vezes causa mais estresse no momento.

A melhor resposta ao estresse

Não é irônico? A resposta para resolver algo imediatamente, costuma causar mais estresse em meio a uma situação já estressante.

Então, qual é a melhor resposta ao estresse? Aqui está minha hipótese.

A maior resposta ao estresse não é mais organização. A maior resposta ao estresse é mais gratidão!

Quando você tem estresse, geralmente é porque algo quebrou, deu errado. É algo que não está funcionando da maneira que deveria ou da maneira que você gostaria que funcionasse. E quando algo dá errado, quebra, vamos imediatamente para a parte que está quebrada, para a coisa que não está funcionando. E dizemos: “Por que isso não está funcionando? Como eu preciso que funcione! ”

Acontece que quando agimos assim, estamos negligenciando a coisa em si. Estamos negligenciando o fato de que há algo lá que está quebrado. Há algo lá, e quase sempre é uma bênção.

  • Há problemas com a casa, mas há uma casa. Existem problemas que precisam ser resolvidos, mas há uma casa pela qual devemos ser gratos.
  • Ou há uma pessoa que possivelmente não está realizando ou fazendo algo que queremos que ela faça, mas há uma pessoa lá.
  • Há uma ferramenta que não está mais funcionando da maneira que queremos, mas há uma ferramenta que está lá. 

Esquecemos a bênção porque direcionamos nossa atenção para o problema que é, o resultado do que é. Concentramo-nos tão rapidamente no que está errado que nos esquecemos de ver o que é certo. Nós negligenciamos o que é certo, negligenciamos o que está lá.

A maior resposta ao estresse não é mais organização. A maior resposta ao estresse é mais gratidão.

Seja grato

Se você puder, primeiro seja grato …

Se você puder, primeiro seja grato …

Se você puder primeiro reconhecer a bênção que é …

Então você terá mais clareza. Você terá mais paz e provavelmente resolverá o problema com mais eficiência. E isso é uma disciplina tremenda. Essa é uma escolha de alto nível – a escolha da gratidão como resposta em tempos de estresse.

É o que a maioria das pessoas não faz e é por isso que o estresse afeta tantos de nós.

É por isso que o estresse está ligado a tantos problemas de saúde, porque muitos de nós rapidamente pulamos para a busca da solução. Para a eficiência. Para remediar o problema. E nos esquecemos a tremenda bênção que existe.

Então, da próxima vez que você tiver algo que o estressa, quero te convidar e incentivar a fazer uma pausa e dizer: “Antes de tudo, qual é a bênção que existe nessa situação?”

E certifique-se de que você não está negligenciando o que é, apenas para resolver o problema que resultou.


Texto de Rory Vaden via GLN

Rory Vaden é fundador do Brand Builders Group e palestrante do Global Leadership Summit temporada 2021.

Conteúdo Summit

Ler mais
×