//
//
Desenvolvendo resistência: práticas para fortalecer sua resiliência

Desenvolvendo resistência: práticas para fortalecer sua resiliência

Desenvolvendo-resistencia-praticas-para-fortalecer-sua-resiliencia

Nossa resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar rapidamente, permanecer positivo e ver novas oportunidades em meio a contratempos, tem sido bastante desafiada recentemente. 

Estamos vivendo e liderando em um tempo de transitoriedade. Um tempo entre o que foi e o que está por vir. Para muitos, essa longa temporada esgotou nossas reservas e reduziu nossa resiliência. Todos nós sentimos isso.

Enfrentamos novos desafios e problemas que exigem que encontremos diferentes maneiras de viver e liderar durante este tempo de ruptura. Para muitos de nós, longas temporadas neste espaço intermediário ou espaço limiar, podem drenar nossas reservas e reduzir nossa resiliência.

COMO PODEMOS DESENVOLVER NOSSA RESILIÊNCIA?

Aqui estão as boas notícias. Sua resiliência é um músculo que pode ser desenvolvido por meio da prática. E seu passado, presente e futuro possuem as chaves para esse desenvolvimento.

RESILIÊNCIA EM SEU PASSADO

A recuperação de seu músculo é construída através de sua história. Que história sua vida conta? Suas experiências ajudam você a ver os fracassos e contratempos como parte da vida a serem aceitos, e redimidos como oportunidades de crescimento, cura e auto compaixão.

LEMBRANDO

Onde em sua história você viu o bem vindo do mal? A retrospectiva, ou seja, relembrar seu passado, pode nos ajudar aqui. Lembrar-se das ocasiões em que a dor ou a pressão produziram algo positivo pode te ajudar a encarar o presente com mais esperança.

No Roots & Branches, temos a honra de sentar-nos com as pessoas, ouvir suas histórias e orar em lugares de profunda dor. Para muitos, a dor do passado contou-lhes histórias sobre suas vidas que os deixaram presos na vergonha e na decepção. À medida que ouvimos e oramos, eles começam a ver como Deus esteve presente com eles para redimir e restaurar. Seu passado é reformulado e eles são capazes de seguir em frente com liberdade e gratidão.

PRATICANDO GRATIDÃO

A prática da gratidão decorre da lembrança. Dra. Brene Brown, escrevendo sobre resiliência e fracasso, diz o seguinte:

“A alegria, acumulada ao longo do tempo, alimenta a resiliência – garantindo que teremos reservas de força emocional quando coisas difíceis acontecerem.”

A prática da gratidão alimenta a alegria e ajuda a encher o reservatório onde você pode utilizar no presente.

RESILIÊNCIA EM SEU PRESENTE

O que você pode controlar quando a vida parece fora de controle? As práticas a seguir dão a você um senso de controle – uma maneira resiliente de assumir o controle de como você está enfrentando a adversidade.

ACEITANDO EMOÇÕES

Autoconsciência e curiosidade sem julgamento sobre como você está pensando e se comportando podem te ajudar a estar mais conectado com suas emoções. Fazer perguntas como estas podem ajudar: O que estou sentindo? O que está dirigindo minhas emoções? Como estou respondendo?

ESTABELECENDO RITMO

Tempos de estresse e mudanças afetam sua mente, corpo e espírito. Estabelecer um ritmo de trabalho e recuperação é fundamental. Você pode exercitar o controle escolhendo abrir espaço para o autocuidado por meio de exercícios físicos, tempo de sono adequado, alimentação saudável, brincadeiras, relacionamentos, cuidados com a saúde mental, meditação e oração.

RESILIÊNCIA EM SEU FUTURO

Os líderes resilientes têm um forte senso de propósito e visão. Eles antecipam o crescimento e encontram significado e oportunidade em tempos turbulentos. Essas práticas podem te ajudar a aproveitar um futuro positivo.

ABRAÇANDO A CRIATIVIDADE

Estamos em um momento transitório, em que devemos estar atentos às mudanças das coisas como eram para o que virão a ser. A necessidade de novas soluções cria um terreno fértil para a criatividade e experimentação. Que coisas novas podem estar emergindo do caos?

ENCONTRANDO SIGNIFICADO

Como a adversidade atual pode se conectar com seu propósito de vida mais amplo? A resiliência lê o futuro através das lentes da positividade, esperando encontrar significado e confiando que todas as coisas funcionam juntas para o bem. 

Vamos aproveitar o poder do seu passado, presente e futuro para construir músculos agora com um teste de resiliência. A prática espiritual do teste assume muitas formas e pode ser usada por qualquer período de tempo. Hoje, vamos olhar para a história mais ampla da sua vida.

  1. Pare por um momento e procure ficar em silêncio. Feche a porta. Desligue a TV. Deixe seu telefone de lado. Faça algumas respirações profundas.
  2. Em espírito de oração, ouça seu eu interior enquanto revê seu passado. De onde você viu o bem vindo do mal? Reserve alguns momentos para praticar a gratidão.
  3. Agora vá para o presente. O que você está sentindo? Como você está respondendo? Como você pode cuidar de si mesmo neste momento? Reserve alguns momentos para simplesmente respirar e descansar.
  4. Continue a ouvir em espírito de oração enquanto considera o futuro. Onde você vê novas oportunidades surgindo? Que significado você pode encontrar em meio à incerteza? Reserve alguns momentos para imaginar um futuro de possibilidades.
  5. Você sente um convite para responder de alguma forma? Considere que mudança ou mudanças você pode fazer hoje para desenvolver sua resiliência.

Uma prática de cada vez, e você estará desenvolvendo e fortalecendo resiliência.


Texto de Susan Carter via GLN

Susan Carson é autora, palestrante, podcaster e oradora. Ela é fundadora e diretora da Roots & Branches Network, um ministério de escuta e oração de cura em Cincinnati, Ohio.
Tradução e adaptação: Paulo Ribeiro

Conteúdo Summit

Ler mais
×