//
//
6 Perguntas para liderar sua equipe através do princípio de liderança pandêmica

6 Perguntas para liderar sua equipe através do princípio de liderança pandêmica

6-perguntas-para-liderar-sua-equipe-atraves-do-principio-de-lideranca-pandemica

Por mais trágica e desafiadora que tenha sido a pandemia, se você olhar bem de perto, descobrirá que ela também contém algumas lições de liderança importantes e atemporais.

Entre os princípios mais importantes, podemos encontrar esta verdade poderosa: Em tempos tumultuados, agarre-se com firmeza à sua visão e seja flexível em suas estratégias.

Passei a me referir a isso como o PLP: o Princípio de Liderança Pandêmica.

PLP: O Princípio de Liderança Pandêmica.

Em 13 de março de 2020, a verdade desse princípio se tornou muito real para mim quando me vi sentado em um hotel em Joanesburgo, na África do Sul, me perguntando como, ou se, seria capaz de voltar para casa em Chicago.

Naquele dia, os Estados Unidos declararam a Covid-19 uma Emergência Nacional e anunciaram que as viagens aéreas da Europa para os Estados Unidos para cidadãos não americanos estavam sendo fechadas.

Eu rapidamente reconheci que tinha um problema potencialmente sério em minhas mãos. Meu itinerário de viagem era deixar Joanesburgo, com voo de conexão em Frankfurt, Alemanha, e depois Chicago. Mas agora, para americanos e residentes permanentes dos EUA (como eu), voltar para casa pela Europa parecia pouco provável.

Foi aí que o Princípio de Liderança Pandêmica entrou em ação. Minha visão permaneceu inalterada; Eu queria voltar para casa em Chicago. Mas agora eu precisava ser ágil e flexível em minha estratégia; meu itinerário precisaria ser adaptado.

Estressantes 48 horas depois, eu estava em casa em segurança. Minha visão (voltar para casa) permaneceu inabalavelmente consistente, mas minha estratégia (meu itinerário de viagem original) teve que ser mudada rapidamente. Mas as lições que o Princípio de Liderança Pandêmica me ensinaria estavam apenas começando.

A visão permaneceu. As estratégias foram reformuladas.

Seguindo a iniciativa do The Global Leadership Summit aqui nos Estados Unidos, que imediatamente se adaptou ao modelo digital, começamos também a reformular nossa estratégia internacional. Isso significava:

  • Transição de 184 Summits locais em todo o mundo de um modelo presencial para um modelo digital.
  • Criação de centenas de “micro-encontros comunitários” nos países em desenvolvimento, onde os dados não estavam disponíveis ou eram muito caros para muitas pessoas.
  • Em países como a Índia, reformatar o Global Leadership Summit para ser “Smart Phone Friendly” ou seja, acessível via celular, sabendo que milhares de pessoas estariam experimentando o Summit em seus dispositivos pessoais.

A visão nunca mudou – uma liderança excelente era ainda mais necessária agora. As estratégias foram reformuladas.

Enquanto você e sua equipe continuam o desafiador trabalho de conduzir sua organização por este tempo tumultuado, reserve um momento nesta semana para conduzir uma auditoria do Princípio de Liderança Pandêmica com sua equipe, trabalhando com estas seis perguntas:

  • Até que ponto estamos comprometidos com a missão e a visão da organização?
  • Como podemos re-energizar nossa organização em torno de nossa missão e visão?
  • Se estivéssemos começando nossa organização hoje, na realidade de hoje, qual das nossas estratégias atuais manteríamos?
  • Quais estratégias deveríamos descartar?
  • Que novas estratégias apresentaríamos?
  • Que obstáculos a essas mudanças podemos antecipar e remover?

Quando me sentei em meu hotel em Joanesburgo em março de 2020, minha visão inabalável nunca foi tão clara. Tampouco estava disposto a mudar completamente minha estratégia para cumprir essa visão.

À medida que você continua a liderar em meio a esses tempos tumultuados, que o mesmo Princípio de Liderança Pandêmica ajude sua própria liderança a prosperar, à medida que você mantém sua visão firme e suas estratégias maleáveis.


Texto de Scott Cochrane
Vice President of International | Global Leadership Network

Scott Cochrane é vice-presidente internacional da Global Leadership Network. Um líder perspicaz e genuíno, ele viaja pelo mundo como mentor de equipes internacionais. Antes de ingressar na GLN, ele foi pastor executivo da Trinity Baptist Church em Kelowna, British Columbia, e liderou a Global Leadership Network Canadá.

Fonte: Global Leadership Summit

Conteúdo Summit

Ler mais
×