5 passos para evitar o estresse pastoral

5-passos-para-evitar-o-stress-pastoral

O estresse é algo com que todos nós temos que lidar em algum momento ou em alguma medida durante a vida. É uma daquelas coisas que não importa quem você seja ou em que negócio você está você passará pelo estresse. E não seria diferente para pastores e líderes cristãosnão é? Neste artigo vamos apresentar 5 passos para evitar o estresse pastoral.

Pesquisa aponta aumento de estresse de pastores

Uma pesquisa recente conduzida pela Envisionar com líderes cristãos de todas as regiões do Brasil mostrou que 49% dos pastores e líderes se dizem estressados ou muito estressados por causa da pandemia. Além de terem que se reinventar para fazer o que já faziam de uma forma diferente, a demanda de pastoreio cresceu muito.  

Além disso, um fenômeno identificado em quase todas as respostas, é que existem poucos líderes para fazer muitas coisas. Como eles já estavam cansados antes da pandemia, muitos não suportaram a demanda da pandemia e simplesmente abandonaram suas posições de liderança. Alguns até foram para outras igrejas pela necessidade de se abastecerem.  

Sentimento de solidão

Surpreendentemente ou não, a maioria (63,7%), está com estresse mais alto no ministério, e a causa sinalizada é o sentimento de solidão, pois possuem poucos líderes para dividir as cargas neste momento. Seja no mundo corporativo ou na igreja, o problema da falta de líderes agora se tornou crônico, culminando em um segundo problema confirmado pela pesquisa: 57,5% dos pastores e líderes estão com alto estresse psicológico. Eles precisaram acumular atividades que deveriam ser repartidas com outros líderes.  

Uma liderança saudável gera na igreja o desejo de se engajar, de avançar e de enfrentar desafios reduzindo a solidão e aumentando a saúde emocional que gera transformação na sociedade. Esses problemas relatados também são parte da sua vivência diária? 

Se sua resposta foi sim, torna-se urgente uma tomada de decisão assertiva pois em momentos de crise, líderes lideram.  

Pensando nisso a equipe da Envisionar criou 5 passos práticos para você evitar o estresse e mudar essa situação.

Passo 1 – Defina o foco e a visão  

Qual a visão para sua igreja? O que querem alcançar nos próximos meses e anos? A visão põe o mundo em foco, traz ordem ao caos e, quando é clara, nos capacita a ver tudo de forma diferente. Visão é uma clara imagem mental do que poderia ser, é movida pela convicção do que deveria ser e é um futuro ao qual se dá prioridade. Se bem estruturada, definida e comunicada, ela inspira e engaja outras pessoas. 

Passo 2 – Elimine atividades

Enquanto os pastores e líderes das igrejas não mudarem radicalmente suas agendas pessoais, e depois as agendas de suas igrejas, continuarão correndo para lá e para cá, esgotados e sem foco, realizando atividades que não produzem transformação. Comece a avaliar que atividades não estão levando seu ministério à concretização do foco e visão estabelecidos e, com um lápis vermelho, e sem apego, comece a riscar essas atividades da sua agenda. Não há nada de errado com as atividades. Mas, é preciso entender que elas são ferramentas e não o caminho para alcançar os sonhos em sua comunidade.  

Passo 3 – Invista no discipulado

O processo de discipulado e capacitação de pessoas para contribuírem com seus talentos e recursos na igreja é a única forma de produzir discípulos comprometidos. De outra forma, os membros de sua comunidade se sentirão como clientes, que vão à igreja para receber o que os interessa, sem participar ativamente da visão. Um bom programa de capacitação segue os princípios do que Jesus fez. Lembre-se: ele não fez um intensivo” com os discípulos em um fim de semana. Ele andou com eles, comeu com eles e ensinou na prática. 

Passo 4 – Treine seus líderes

Só há uma estrada para quem quer garantir o futuro de sua igreja e, ao mesmo tempo, assegurar um bom trabalho no presente: a capacitação de liderança. Construir uma equipe de liderança forte e comprometida é essencial para garantir que a visão da igreja seja multiplicada na comunidade. Embora o pastor seja o líder principal, ele não consegue motivar a igreja inteira sozinho, por mais sermões e visitas que ele faça. Sem um projeto sistematizado de treinamento, a igreja pode chegar ao cenário de esgotamento de líderes e, em pouco tempo, de colapso dos ministérios.

Passo 5 – Delegue autoridade 

Craig Groeschel, palestrante e Champion do Leadership Summit, diz que Quando você delega tarefas, criar seguidores, mas quando delega autoridade, cria líderes. Ele também diz que você pode ter controle e crescimento, mas nunca as duas coisas. Isso exige de nós líderes uma atitude firme e que deseja capacitar e empoderar as pessoas. Precisamos delegar a multiplicação para que a igreja continue. Se Jesus, sem pecado algum, delegou aos discípulos, pecadores como eu e você, por que nós não delegaríamos?Mas lembre-se também que Jesus preparou e capacitou os 12 antes de delegar. 

Temos mais alguns materiais que podem ajudar você a se aprofundar nesse tema e dar os próximos passos, necessários à mudança.  

Comece agora

Esse é um processo que pode começar agora. Temos a certeza que, ao começar a implementar tudo isso, você começará a ver os seguintes resultados: mais líderes, mais engajamento, concretização de uma visão, multiplicação e crescimento da igreja.  

Porém, se continuar focado no excesso de atividades e caminhando sozinho, sem um grupo de líderes capacitados e que te apoie, sinto lhe informar, mas seu estresse não acabará e você terá que enfrentar mais desânimo e mais solidão. Ou você acha que os líderes talentosos de sua igreja estarão dispostos a se envolver em atividades e numa visão que não gera multiplicação e crescimento efetivos?  

Lembre-se, a única forma de construir uma igreja saudável e forte é com um planejamento que esteja ancorado na visão de Deus pra sua comunidade e com uma equipe preparada, que compartilha dessa visão. É só assim que sonhos se tornarão planos e por fim, ações eficazes e intencionais. 

  • Conte pra nós, esses problemas relatados também são parte da sua vivência diária?  
  • Você tem uma visão clara para sua igreja?  
  • O que querem alcançar nos próximos meses e anos? 

Compartilhe conosco seus insights e respostas nos comentários abaixo! 

Posts Relacionados

Comentários (8)

Maravilha de artigo!
Tenho um projeto há anos, que ainda é um sonho, uma vez que não consegui por em prática: Instituto Peregrinus. Visa o Treinamento e Discipulado com foco especialmente nas pequenas igrejas, campo onde atuo há mais de 30 anos e onde a carência é maior. Mantenho uma página no Facebook, mas, praticamente sozinho, ainda não consegui organizar seu funcionamento. Sou pastor de uma pequena e antiga congregação batista em Cabo Verde-MG, mas resido é trabalho em Guaxupé-MG, a 47 km e tenho um cargo público de Professor de História na rede estadual de MG.
Quem sabe posso receber uma direção da Envisionar?
Abraços,
Pr. Eliseu Lucas
Cel/zap: 35 99993-7357

Olá Pr. Eliseu. Obrigado pelo seu comentário. Nosso contato comercial, o Juan, pode ajudá-lo a saber mais como a Envisionar atua. Você pode falar com ele pelo Whatsapp 11 98984-8000

São muitos desafios a superar.

Olá, Sou Daniel Rosa (pastor em São Paulo/SP). O artigo descreve a realidade de muitos de nós. No entanto, tenho a grata alegria em dizer que estamos num processo acelerado de mudanças. Não sozinho no ministério desde 2004, neste período fui acompanhando por mentores preciosos. E, diminuindo o número de atividades pessoais e ministeriais. A pandemia fez todos nós pararmos. E, com ela tomamos a decisão de convidar a envisionar para entrarmos num processo de avaliação e revisão profundos. O passo seguinte foi definição de uma visão clara para os próximos anos. Depois a descrição de um planejamento, (um mapa) claro de onde estamos e para onde estamos indo. Estamos há 06 meses trabalhando no processo de implementação do discipulado (com a liderança principal *25 pessoas*. Nossa expectativa é que próximo semestre deste ano, nosso plano para desenvolvimento de líderes esteja escrito e comece a ser implementado. Continuamos fazendo revisões do processo constantemente. Este é meu breve testemunho de nossa parceria com a Envisionar.

Boa tarde
Muitos pastores estão doentes , relacionamento diversos complicados e pior deles, familia.
Muitos aprenderam ser crentes e não discípulos e mudar realidade local cultural se torna quase impossivel e não impossível..
Deus no controle

Antonio Adão Ferreira Pinheiro.

Gostei muito dos 5 Passos! Estou precisando de ajuda, urgentemente. Sou ou pastor da 1 Igreja do Evangelho Quadrangular em Guaíra, PR. Preciso de visão, para formar discipulos, e ter líderes firtes, queremos crescer.

Antonio Adão Ferreira Pinheiro.

Preciso de ajuda. Sou pastar da I.E.Q há 50 anos e sinto que pararia no tempo e preciso me atualizar.

Amados, a Deus toda, toda a gloria e todo louvor.
Essa matéria caiu como uma luva em minha mente. Ao ler despertou em mim uma resposta a minha inquietação. Há alguns meses percebi a necessidade de motivar aminha igreja para a evangelizar. Meu nome é Mario e sou Pastor de uma igreja muito amorosa e muito unida, vantagem por sermos uma igreja com 24 membros. A minha primeira proposta para igreja é o crescimento espiritual e individual e já a dois anos e meio estamos trabalhando nisso com ótimos resultados. Irmãos têm se despertado e assumido responsabilidades. Aumentamos em numero, porem ainda de maneira tímida, se bem que essa prorrogativa pertence ao Espirito Santo. A nós cabe sermos instrumento nas mãos do Senhor. Foi ai que, ao ler a matéria , Deus colocou em meu coração para iniciarmos com o discipulado de maneira mais direcionada e elaborada. Agradeço a Deus e a Envisionar pela belíssimas palavras.

Deixeum comentário