Desenvolvendo resistência: práticas para fortalecer sua resiliência
Nossa resiliência, ou seja, a capacidade de se recuperar rapidamente, permanecer positivo e ver novas oportunidades em meio a contratempos, tem sido bastante desafiada recentemente.
Estamos vivendo e liderando em um tempo de transitoriedade. Um tempo entre o que foi e o que está por vir. Para muitos, essa longa temporada esgotou nossas reservas e reduziu nossa resiliência. Todos nós sentimos isso.
Enfrentamos novos desafios e problemas que exigem que encontremos diferentes maneiras de viver e liderar durante este tempo de ruptura. Para muitos de nós, longas temporadas neste espaço intermediário ou espaço limiar, podem drenar nossas reservas e reduzir nossa resiliência.
COMO PODEMOS DESENVOLVER NOSSA RESILIÊNCIA?
Aqui estão as boas notícias. Sua resiliência é um músculo que pode ser desenvolvido por meio da prática. E seu passado, presente e futuro possuem as chaves para esse desenvolvimento.
RESILIÊNCIA EM SEU PASSADO
A recuperação de seu músculo é construída através de sua história. Que história sua vida conta? Suas experiências ajudam você a ver os fracassos e contratempos como parte da vida a serem aceitos, e redimidos como oportunidades de crescimento, cura e auto compaixão.
LEMBRANDO
Onde em sua história você viu o bem vindo do mal? A retrospectiva, ou seja, relembrar seu passado, pode nos ajudar aqui. Lembrar-se das ocasiões em que a dor ou a pressão produziram algo positivo pode te ajudar a encarar o presente com mais esperança.
No Roots & Branches, temos a honra de sentar-nos com as pessoas, ouvir suas histórias e orar em lugares de profunda dor. Para muitos, a dor do passado contou-lhes histórias sobre suas vidas que os deixaram presos na vergonha e na decepção. À medida que ouvimos e oramos, eles começam a ver como Deus esteve presente com eles para redimir e restaurar. Seu passado é reformulado e eles são capazes de seguir em frente com liberdade e gratidão.
PRATICANDO GRATIDÃO
A prática da gratidão decorre da lembrança. Dra. Brene Brown, escrevendo sobre resiliência e fracasso, diz o seguinte:
“A alegria, acumulada ao longo do tempo, alimenta a resiliência – garantindo que teremos reservas de força emocional quando coisas difíceis acontecerem.”
A prática da gratidão alimenta a alegria e ajuda a encher o reservatório onde você pode utilizar no presente.
RESILIÊNCIA EM SEU PRESENTE
O que você pode controlar quando a vida parece fora de controle? As práticas a seguir dão a você um senso de controle – uma maneira resiliente de assumir o controle de como você está enfrentando a adversidade.
ACEITANDO EMOÇÕES
Autoconsciência e curiosidade sem julgamento sobre como você está pensando e se comportando podem te ajudar a estar mais conectado com suas emoções. Fazer perguntas como estas podem ajudar: O que estou sentindo? O que está dirigindo minhas emoções? Como estou respondendo?
ESTABELECENDO RITMO
Tempos de estresse e mudanças afetam sua mente, corpo e espírito. Estabelecer um ritmo de trabalho e recuperação é fundamental. Você pode exercitar o controle escolhendo abrir espaço para o autocuidado por meio de exercícios físicos, tempo de sono adequado, alimentação saudável, brincadeiras, relacionamentos, cuidados com a saúde mental, meditação e oração.
RESILIÊNCIA EM SEU FUTURO
Os líderes resilientes têm um forte senso de propósito e visão. Eles antecipam o crescimento e encontram significado e oportunidade em tempos turbulentos. Essas práticas podem te ajudar a aproveitar um futuro positivo.
ABRAÇANDO A CRIATIVIDADE
Estamos em um momento transitório, em que devemos estar atentos às mudanças das coisas como eram para o que virão a ser. A necessidade de novas soluções cria um terreno fértil para a criatividade e experimentação. Que coisas novas podem estar emergindo do caos?
ENCONTRANDO SIGNIFICADO
Como a adversidade atual pode se conectar com seu propósito de vida mais amplo? A resiliência lê o futuro através das lentes da positividade, esperando encontrar significado e confiando que todas as coisas funcionam juntas para o bem.
Vamos aproveitar o poder do seu passado, presente e futuro para construir músculos agora com um teste de resiliência. A prática espiritual do teste assume muitas formas e pode ser usada por qualquer período de tempo. Hoje, vamos olhar para a história mais ampla da sua vida.
- Pare por um momento e procure ficar em silêncio. Feche a porta. Desligue a TV. Deixe seu telefone de lado. Faça algumas respirações profundas.
- Em espírito de oração, ouça seu eu interior enquanto revê seu passado. De onde você viu o bem vindo do mal? Reserve alguns momentos para praticar a gratidão.
- Agora vá para o presente. O que você está sentindo? Como você está respondendo? Como você pode cuidar de si mesmo neste momento? Reserve alguns momentos para simplesmente respirar e descansar.
- Continue a ouvir em espírito de oração enquanto considera o futuro. Onde você vê novas oportunidades surgindo? Que significado você pode encontrar em meio à incerteza? Reserve alguns momentos para imaginar um futuro de possibilidades.
- Você sente um convite para responder de alguma forma? Considere que mudança ou mudanças você pode fazer hoje para desenvolver sua resiliência.
Uma prática de cada vez, e você estará desenvolvendo e fortalecendo resiliência.
Texto de Susan Carter via GLN
Susan Carson é autora, palestrante, podcaster e oradora. Ela é fundadora e diretora da Roots & Branches Network, um ministério de escuta e oração de cura em Cincinnati, Ohio.
Tradução e adaptação: Paulo Ribeiro