As sete áreas de influência na sociedade

Por Mariana Lima, Leadership Circle – Cru Brasil
11 de outubro de 2018

Você sabe o que família, igreja, educação, governo, mídia, celebração (artes e entretenimento) e negócios tem em comum? Cada uma destas áreas funciona como um pilar que sustenta a estrutura da sociedade.

Em 1975 dois líderes cristãos, Bill Bright, fundador da Cruzada Estudantil e Profissional para Cristo, e Lorem Cunningham, fundador da Jocum, tiveram uma visão de que a sociedade era formada com a junção de sete áreas de influência, que em conjunto moldavam as culturas.

 

 

Para realizar um processo que gerasse transformação na sociedade ou mudança de cultura, líderes de todas estas áreas deveriam trabalhar em conjunto. Mais de 40 anos depois, em uma sociedade pluralista e pós-moderna, isto continua sendo verdade.

Muitas pessoas debatem a ideia de transformação da sociedade e mudança de cultura. Grande parte delas acredita que as culturas são transformadas de baixo para cima e que para “mudar o mundo” precisamos da maior quantidade de gente possível com os valores corretos e fazendo melhores escolhas.

Sem dúvida valores corretos e melhores escolhas são essenciais, mas esta é apenas uma parte da solução. A sociedade é transformada quando as redes de líderes das diferentes áreas de influência trabalham em conjunto para um objetivo comum.

“Cada vez mais, vemos que o impulso, energia e direção para mudar o mundo encontram-se onde os recursos de índole cultural, econômica e política convergiram, onde as redes de elites, que geraram esses vários recursos, se reúnem com um propósito comum.”
James David Hunter, Para mudar o mundo.

Mas como entender qual a responsabilidade de cada uma destas áreas de influência e como devemos atuar em cada uma delas para vivermos em um mundo melhor?
Landa Cope, uma escritora cristã que estudou as sete áreas de influência por mais de 10 anos as define da seguinte forma:

 

 

 

 Família

O propósito da família é o de prover um ambiente de educação seguro para o crescimento, como também, prover princípios e o desenvolvimento da próxima geração. É o alicerce mais fundamental na construção da sociedade. Grandes questões desta área abrangem: amor, disciplina e ser um modelo dos princípios de Deus preparando os filhos para seguirem sua vocação.

 

 Igreja

A ordem eclesiástica é chamada para ser representante de Deus para o povo e do povo para Deus, oferecendo discipulado a todos os cristãos sobre a natureza e o caráter de Deus, sobre sua Palavra aplicada na prática, a fim de facilitar a expressão dessa fé nos cultos e nos sacramentos da igreja e para ser um exemplo moral dos padrões absolutos da Verdade de Deus. Esta área chama a Sociedade para um maior compromisso com relação à Palavra de Deus.

 

 Educação

Proporcionar o necessário para o desenvolvimento dos dons e talentos dados por Deus para todas as pessoas,  à serviço dos indivíduos e da sociedade, acreditando que cada um tem o direito de ter esses dons desenvolvidos ao seu potencial máximo. Grandes questões desta área abrangem: Processo integrado de transmissão de princípios e conhecimento com o apoio e envolvimento da família.

 

 Governo

Fornecer e assegurar Justiça e igualdade para todos os cidadãos, incluindo os serviços Executivo, Judiciário, Militar, preservação da Lei e da Ordem e serviços de infraestrutura para a comunidade. As grandes questões desta área abrangem: Justiça para os fracos e sem voz na Sociedade, incluindo crianças, mulheres e imigrantes.

 

 Mídia

Deus se compara com a palavra, Ele chama a Si mesmo de Palavra Viva e ensina que as palavras têm poder se dermos poder a elas. A comunicação revela o soberano livre arbítrio da humanidade e a nossa capacidade individual de escolher ouvir, ver, acreditar e dizer o que queremos. Neste sentido o papel da área da Mídia é o de proporcionar informações importantes, verdadeiras e objetivas a toda a sociedade, para que os cidadãos possam tomar as suas decisões com conhecimento

 

 Artes e Entretenimento

Tudo o que Deus criou é bonito! As artes revelam o Criador através da música, palavras, cores, design, equilíbrio, movimento, harmonia e ritmo. Davi disse que as estrelas cantam a glória do Senhor e existem físicos, hoje, que acreditam que é bem possível que os planetas vibrem em perfeita sintonia. Não existem tribos, nações ou culturas que não tenham Arte, Música ou Esportes. Beleza, canções e celebração existem antes da humanidade, eram expressos por Deus antes de existirmos e até hoje O revelam. O papel desta área de influência, portanto, é proporcionar descanso e renovação para a alma através do belo e da alegria.

 

 Negócios

Desenvolver uma economia em que os bens e serviços necessários se tornem disponíveis para a comunidade a preços justos, juntamente com o desenvolvimento de um mercado de trabalho que oferece salários justos. Grandes questões a serem contempladas: ganho honesto, capacitação dos pobres, integridade da força de trabalho, administração de recursos e consciência social.

E você? Em que áreas de influência está inserido? Como você pode começar a atuar para melhorar a sociedade em que vive?

 

Mariana Lima

Cru Brasil

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #000000;background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 100px;}