O sábio que pediu conselhos

 

Moisés já tinha mais de 80 anos de idade. Havia feito vários cursos superiores, e participado da administração do maior império da terra. Tinha larga experiência em engenharia e tecnologia. Nessa idade, ele assumiu o governo de uma nação com mais de dois milhões e meio de pessoas.

Alguns problemas do seu dia-a-dia eram: falta de água, falta de comida para o povo, saneamento básico, transporte, brigas entre famílias, disputa de bens e treinamento de líderes para ajudá-lo a administrar este povo. Tudo caía sobre ele. O seu local de atendimento vivia cheio de pessoas o tempo todo, e ainda assim ele não dava conta de resolver todos os problemas.

Este personagem se parece um pouco com você? Ele não é nenhum grande chefe de estado ou primeiro ministro da atualidade. Este é Moisés, da Bíblia. Viveu há mais de 3.000 anos atrás. Liderava o povo de Israel pelo deserto, e este peso era muito grande sobre ele.

Entretanto, um dia ele sentiu que não estava dando mais conta das coisas. Apesar de já ser sábio, do alto dos seus 80 anos de idade, procurou seu sogro Jetro, para um aconselhamento.

O conselho que recebeu de Jetro foi para dividir a carga com outros líderes. No entanto, ele alertou Moisés para escolher pessoas: capazes, tementes a Deus, que tivessem compromisso com a verdade e não avarentas. Esta história está relatada no livro de Êxodo, capítulo 18. A Bíblia diz que Moisés deu ouvidos à voz do seu sogro.

O que se pode aprender de uma história como esta? Primeiro, você nunca é totalmente sábio a ponto de não precisar de conselhos, principalmente quando está na liderança. A pessoa que mais erra é aquela que menos se aconselha.

Em segundo lugar, se você teve coragem para pedir um conselho é porque você anda no caminho da humildade. Os arrogantes sempre acham que sabem tudo. Em terceiro lugar, nunca é tarde para se pedir um conselho. Idade avançada não é certificado de que você parou de errar.

Em quarto lugar, não basta ouvir o conselho, é preciso colocá-lo em pratica. Moisés ouviu seu sogro. Logo quem! O sogro! As vezes, os melhores conselhos estão onde você não espera encontrá-los. São de pessoas simples que você pode aprender lições preciosas para sua vida e liderança.

Não importa o tamanho daquilo que você administra. Pode ser sua casa, sua igreja, sua empresa ou uma multinacional. Você sempre precisará de conselhos para ser melhor sucedido. Moisés descobriu isto há mais de 3.000 anos atrás, cuidando de dois milhões e meio de pessoas. Será que o tamanho daquilo que você administra, e a sua experiência são maiores do que a de Moisés para você desprezar este conselho?

 

 

 

Veja também: Relacionamento Interpessoal e A arte de planejar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

div#stuning-header .dfd-stuning-header-bg-container {background-color: #000000;background-size: cover;background-position: center center;background-attachment: initial;background-repeat: no-repeat;}#stuning-header div.page-title-inner {min-height: 100px;}