Histórico da Envisionar

A trajetória de Josué e Raquel Campanhã e o sonho da Envisionar.

A Envisionar é fruto de uma visão que nasceu em 1994. Quando Josué e Raquel Campanhã ainda trabalhavam com jovens, começaram a sentir o incomodo de que o grande desafio do futuro seria capacitar líderes.

Em março de 1994, Josué era o diretor executivo da Juventude Batista Brasileira, e escreveu e compartilhou com sua equipe a primeira versão da visão sobre capacitação de líderes. Depois de alguns meses foi iniciado um Centro de Treinamento Cristão em Campinas e a visão começou a ser executada.

Por aqueles motivos que só Deus sabe, em 1996, Deus transferiu Josué e Raquel para Vitória – ES, encerrando o ministério que tinham e iniciando uma nova etapa, como parte da equipe pastoral da Primeira Igreja Batista de Vitória. As atividades do Centro de Treinamento em Campinas foram encerradas.

Por cerca de 7 anos, Deus lapidou Josué e Raquel para a grande maioria das atividades que desenvolvem hoje com a equipe da Envisionar. Temas como discipulado, planejamento estratégico, capacitação de líderes, e estratégias para a alcançar a nova geração foram áreas em que eles foram aperfeiçoados.

Em 2002, Josué e Raquel foram novamente transferidos por Deus para São Paulo, e se tornaram missionários da Sepal. O maior objetivo na época era implantar a visão de uma estratégia de capacitação de líderes, para ajudar as igrejas evangélicas no Brasil. A visão de 1994 passou por alguns ajustes e novamente começou a ser implementada. Em 2004 a Sepal passou por uma grande transição e Josué foi convidado a ser o primeiro brasileiro a se tornar o diretor nacional, depois de 42 anos da organização no Brasil.

A visão de capacitação de líderes entrou num ritmo mais lento de execução. Ao mesmo tempo, este foi um segundo tempo de lapidação de Deus para a execução da visão. Durante oito anos Josué serviu como diretor da Sepal, além de fazer parte da equipe pastoral da Igreja Batista do Morumbi em SP. Nesse período produziu muitos materiais de liderança, testou muitas formas de capacitação e deu consultoria para muitas igrejas e denominações.

Em 2009 a visão começou a tomar uma nova forma e um novo ritmo. Foram criadas duas áreas internas na Sepal, batizadas de Sepal Capacitação e Sepal Kids e as primeiras equipes de capacitação foram formadas.  Também nesse período o Global Leadership Summit da Willow Creek Association passou a ser administrado pela Sepal em conexão com o projeto de capacitação de líderes.

Em 2012 Josué decidiu deixar o cargo de diretor executivo da Sepal e também a equipe pastoral da Igreja Batista do Morumbi, para se dedicar apenas ao projeto de capacitação de líderes. A liderança da Sepal na época também recomendou essa dedicação, dado o potencial de crescimento do projeto.

Em dezembro de 2012, Josué e Raquel decidiram continuar como missionários da Sepal, e ao mesmo tempo fundar a Envisionar e a Envisionar Kids. Formaram uma equipe de 25 pessoas que se tornaram os capacitadores credenciados, espalhados pelo Brasil. Ao longo destes últimos anos a equipe de credenciados se expandiu para 60 pessoas, e capacitou cerca de 50.000 pessoas.

A Envisionar era a concretização da visão dada por Deus em 1994, mas agora, lapidada com a experiência e as marcas de Cristo ao longo dos anos. Andy Stanley diz que “Visões são refinadas – elas não mudam. Planos são revisados – eles raramente permanecem os mesmos”.  A prova disto é que a visão da Envisionar levou 18 anos para ser lapidada.

A Envisionar iniciou suas atividades com o objetivo de ajudar a suprir uma das maiores necessidades da igreja e da nossa nação – capacitar líderes.

Josué e Raquel iniciaram este projeto depois de 30 anos de ministério. Josué acumulou a experiência de escritor, diretor executivo de organizações cristãs por 23 anos e participação em equipes pastorais por 15 anos cumulativamente. Raquel acumulou experiência na área de ministério com crianças, capacitação e processos de conexão das pessoas na igreja. A Envisionar estruturou seu projeto com parcerias nacionais, com a Editora Hagnos e a Editora Vida, e internacionais com a Willow Creek Association.

O sonho é ajudar cada igreja a estruturar um processo contínuo de capacitação de líderes, influir no desenvolvimento da nova geração de líderes, e levar as igrejas a transforarem suas cidades.

A Envisionar trabalha a formação bíblica e prática do líder. Desenvolveu ao longo dos anos metodologia inovadora, livros, guias e ferramentas para que qualquer pessoa que seja treinada possa se tornar um multiplicador.

Além disto, a Envisionar é a representante da Willlow Creek Associaton no Brasil e coordena a realização do Global Leadership Summit, considerado o maior movimento de liderança global, que alcança mais de 400.000 pessoas em 130 países.

Image module